A rota do leite insere-se num leque de atividades que promove a sustentabilidade dos destinos turísticos gastronómicos, através dos produtos locais. Uma viagem pelos locais de transformação do leite, quintas de gado bovino, uma experiência verdadeiramente única e, para os que valorizam o contato com a natureza e a simplicidade, resultará numa experiência enriquecedora com uma demonstração da cadeia produtiva artesanal do leite. Uma forma verdadeiramente interessante de conhecer os produtores e o processo do que chega até nós e assim também de desfrutar dos sabores produzidos localmente, num território onde a criação de gado leiteiro é uma das maiores fontes de rendimento da população.

Esta iniciativa acontece no âmbito do Projeto SABOREA, co-financiado pelo Programa INTERREG MAC - Madeira Açores Canárias que envolve diversos parceiros dos Açores, Madeira, Canárias e de Cabo Verde, Senegal e Mauritânia, tendo como Chefe de Fila o Cabildo Insular de Lanzarote.

Sugestão de itinerário


O Ponto de partida desta rota é uma atividade numa quinta de gado leiteiro onde terá oportunidade de desfrutar de uma experiência imersiva e única. A ordenha é feita manualmente, ao ar livre, no pasto. Contacto direto com os animais, incluindo a possibilidade de os visitantes participarem do processo de ordenha de uma das vacas felizes e provarem o leite na origem.

De seguida, aproveite para almoçar num dos vários restaurantes da Praia da Vitória onde são servidos pratos típicos da Ilha.

 A seguir deve tomar o caminho para Angra do Heroísmo em direção à Serretinha (Feteira) para conhecer um dos locais da ilha onde é processado leite depois da ordenha. A queijaria Dubola, o Sr. Durval Santos é produtor de queijo há mais de 6 anos, dedicando-se à produção de queijos de pouca cura, como o queijo fresco.

Siga em direção a São Mateus (Angra do Heroísmo), a caminho, já em São Mateus, faça uma pausa no Coffee Cabana, um pequeno e rústico bar/café, que fica no meio da quinta. Para além de disfrutar de uma vista fantástica, ser-lhe-á servido um café biológico de produção própria, podendo visitar a maior plantação de café da Europa.

Continue em direção às Cinco Ribeiras e pare no Queijo vaquinha. Desde 1998 que o processo do fabrico artesanal do queijo é feito pela mão do Senhor João Cota, o proprietário. No espaço encontra um bar, no qual poderá degustar o queijo de fabrico próprio. Não deixe de ir ao miradouro do Queijo Vaquinha, é só atravessar o parque de estacionamento para assistir a um belo pôr do sol.

Duração: Dia inteiro

Idade: Todas as Idades (as crianças devem ser acompanhadas por adultos)

Para Grupos

Pode ser feita com ou sem guia local.