O Roteiro Gastronómico Local Sustentável pretende divulgar e promover as trocas comerciais curtas entre produtores e transformadores, contribuindo para uma verdadeira sustentabilidade local suportada por uma economia circular, fazendo chegar ao consumidor final informação sobre a origem local dos produtos que abastecem a restauração. Promover o consumo de menus especificamente criados para o efeito, criando uma cadeia de valor local que se reflita diretamente nas famílias e na economia da região.

Este Roteiro é dirigido não só a residentes, mas principalmente a visitantes que têm como preocupação a sustentabilidade e o impacto da sua viagem.

O Roteiro Gastronómico Local Sustentável é apresentado sobre o mapa da ilha Terceira, não tendo no entanto uma ordem específica pré-establecida, podendo ser percorrido em função do tempo disponível, dos objetivos pessoais de cada um, da busca particular de um produto ou serviço, da oportunidade do momento.

Assinala os produtores e os agentes de transformação (restaurantes principalmente), evidenciando as cadeias curtas. Nem todos os produtores estão abertos a visitação de um modo regular.

Esta iniciativa acontece no âmbito do Projeto SABOREA, co-financiado pelo Programa INTERREG MAC 2014-2020 - Madeira Açores Canárias que envolve diversos parceiros dos Açores, Madeira, Canárias e de Cabo Verde, Senegal e Mauritânia, tendo como Chefe-de-Fila o Cabildo Insular de Lanzarote, com o objetivo primordial, a criação de destinos turísticos gastronómicos sustentáveis.